Curiosidades

O que são geoglifos?

O tema dessa semana é bem interessante. Vamos falar de geoglifos, que são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos (linhas, quadrados, círculos etc) de grandes proporções, que podem ser melhor observados do alto.

Entre os mais famosos geoglifos estão as Linhas de Nazca, no Peru. Recentemente, geoglifos foram descobertos na Floresta Amazônica, no estado do Acre, o que traz novas indagações sobre as civilizações que podem ter habitado a área no passado. Além desses, já foram registrados geoglifos antigos na Austrália, Bolívia, Chile, Estados Unidos e Reino Unido.

No Brasil, além do Acre, eles podem ser encontrados nos estado de Rondônia e Sul do Amazonas. Descobertos em 1977, durante uma varredura arqueológica na Amazônia Ocidental, por Ondemar Dias, Frankly Levy e Alceu Ranzi. Nos últimos anos, em pesquisas coordenadas por Denise Schaan, descobriu-se uma quantidade muito maior, e com outras figuras, além das circulares. Foram achados quadrados, octógonos, dentre outras formas.

Na verdade não se sabe como esses desenhos surgiram. Algumas pessoas dizem que são obras de extraterrestres, mas não temos comprovação da existência dele. O que torna essa teoria quase nula, Já uma hipótese com menos especulação, estima que os geoglifos são figuras para devoção ou agradecimento aos deuses (Motivo Religioso) ou simplesmente eram uma manifestação da cultura e da arte dos povos antigos. A dúvida que fica é: Por que os desenhos foram feitos de uma forma que só são vistos do alto?

No link abaixo você conhece um pouco sobre os geoglifos do Acre.

Postar um comentário

*
*