Curiosidades

O que são os sais minerais e para que servem?

Já percebeu que todo alimento que comemos ou propaganda de produtos alimentares sempre diz que tais produtos contém sais minerais? Afinal, o que são eles? E por qual motivo precisamos nos alimentar deles?

Assim como outros nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras, nosso corpo também precisa de sais minerais. Nosso organismo não produz os sais minerais, por isso precisamos comer alimentos que os contém para o bom funcionamento corporal. Ou seja, são substancias inorgânicas que não são produzidas pelos corpo e por isso precisamos ingerir. São eles o cálcio, potássio, magnésio, cobre, zinco, enxofre, selênio, sódio, cloreto, etc.

Quando nosso corpo está mal alimentado de sais minerais podemos ter câimbras, por exemplo. A função dos sais minerais é contribuir para a formação e manutenção dos ossos, dentes, regula as reações enzimáticas e mantém o equilíbrio osmótico, ou seja, de maneira geral é manter nosso corpo saudável e livre de doenças.

E onde são encontrados os sai minerais? Leite, ovos, carnes, frutas, verduras, oleaginosas, entre outros. E quando não conseguimos ingerir uma quantidade essencial para o nosso organismo funcionar bem, é preciso fazer uso de suplementos alimentares, vendidos em farmácias e supermercados.

Postar um comentário

*
*