Dicas de Leitura

Os museus invadem a literatura

Você acha que museu é um lugar chato, cheio de coisas velhas e sem graça? Pois se prepare para mudar de opinião. Existem diversos livros que escolheram os museus como temas centrais e eles mostram que é possível aprender e se divertir muito.
No livro Meu Museu, de Maísa Zakzuk (Editora Panda Books) , você vai descobrir que os museus estão cheios de surpresas! Uma menina de 9 anos escolheu o MASP, em São Paulo, para sua primeira visita. Ficou encantada com tudo o que descobriu por lá. O olhar da garota revela que as obras de arte podem ser vistas de maneiras diferentes, e traz todas as noções para crianças – e adultos – que visitam um museu pela primeira vez.

Com uma linguagem simples, e com as belas ilustrações de Daniel Kondo, a personagem nos revela um mundo por trás das artes – ela conta a história sobre a construção do MASP, como os museus se organizam, como são as exposições e como admirar as obras de arte. Meu Museu apresenta lições que podem ser colocadas em prática em qualquer museu. E traz, ainda, as obras dos mais famosos pintores da história da arte; Renoir, Monet, Picasso, Boticcelli, Anita Malfatti, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Portinari, entre outros.

No livro Museu desmiolado (Editora Projeto), de Alexandre Brito com ilustrações de Graça Lima, o autor criou divertidos e intrigantes museus. Ao mesmo tempo em que brinca com a ideia de museus tão estapafúrdios, o Alexandre fala sério e utiliza uma linguagem bastante requintada, apostando na inteligência e na curiosidade do leitor.

Através dos personagens Clara, Daniel e seus avós, o livro Visitando um Museu, de Florence Ducatteau (Editora Brinque Book), ilustrado e com abas busca fornecer informações sobre museus, tais como o que tem para fazer e ver neles, o que é um catálogo, se é possível tocar nas obras de arte, entre outras.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5201 ms: Connection timed out