Curiosidades

Os planetas e seus nomes

Quando nascemos os nossos pais escolhem um nome para a gente. E, em muitas das vezes, existe um significado por sermos chamados daquela maneira. O mesmo aconteceu com os planetas. Os povos antigos, quando olhavam para o céu imaginavam divindades poderosas. Por isso, muitos planetas do Sistema Solar têm nomes de deuses. Os romanos que batizaram eles assim e até hoje os chamamos da mesma maneira. Que tal aprender agora o significado do nome de cada um dos planetas?

Vênus é um planeta muito brilhante. Isso acontece porque sua atmosfera reflete muito a luz solar. Por conta de tanto brilho, ele ganhou o nome da deusa do amor e da beleza. Já Netuno, ganhou esse nome por ter uma coloração azulada, resultado do reflexo da luz solar na atmosfera do planeta. O nome desse astro combina bem como o seu visual: para os romanos, Netuno era o temperamental deus das águas e dos mares.

Saturno é o planeta que gira mais devagar ao redor do Sol: leva 29,5 anos terrestres para completar uma volta e recebeu o nome do deus do tempo. E existe uma lenda bem curiosa sobre ele. Contam que Saturno nasceu na união do Céu e da Terra e liderou o Universo por um tempo, até perder o poder para seu filho, Júpiter.

E já que falamos de Júpiter, você sabe por que ele tem esse nome? Bem, ele é o maior planeta do Sistema Solar. O diâmetro dele é 11 vezes maior do que o da Terra. Ele se move bem devagar ao redor do Sol e por ser tão grande, ele ganhou o nome do mestre de todos os deuses.

O nome Marte é uma homenagem aos deuses da guerra. Isso porque o seu brilho avermelhado, para os povos antigos, lembrava a cor do sangue. Já Mercúrio, por ser um planeta bem apressadinho (ele dá um giro completo em torno do Sol a cada 88 dias), ele ganhou o nome do veloz mensageiro dos deuses.

E a Terra? Povos antigos não viam a Terra como planeta. Isso mesmo! Eles a consideravam uma deusa, irmã do mar e do céu, e a chamavam de Gaia. O nome Terra, que se refere a solo, ou local de origem, surgiu depois e também vem do idioma latim, falado pelos antigos romanos, e se origina do termo ters (seco), que se opõe a mare (mar).

Fonte: Revista Recreio

Postar um comentário

*
*