Curiosidades

Quais vacinas tomar em cada fase da vida?

Esqueça essa história de que vacina é coisa de criança pequena. O calendário de vacinação é grande e atinge tanto os recém-nascidos até os adultos, com mais de 60 anos. O Programa Nacional de Imunização (PNI) garante a oferta de vacinas eficazes e seguras para diversos grupos populacionais que são focos de ações de imunização, como recém-nascidos, crianças, população indígena, adultos e idosos. O calendário vacinal infantil brasileiro é complexo e dispõe de 12 vacinas, cada uma com duas ou três doses de reforço. Que tal conhecer todo o calendário por idade e verificar se não está faltando tomar alguma vacina?

CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA (De 0 a 4 anos) – É nessa fase que se toma mais vacinas. Elas são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico e para prevenir futuras doenças.

quadro_1

CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE (De 11 a 19 anos) – Nessa fase da vida, o número de vacinas diminui, mas ela não são menos importante. No entanto, não é a grande maioria dos adolescentes que fazem uso delas.

quadro_2

CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO – ADULTO E IDOSO (Dos 20 aos 60 anos ou mais) – Quem pensa adulto não precisa se vacinar está muito enganado. Além da famosa vacina da gripe para os idosos, existem a da febre amarela, a de tétano e difteria, a tríplice viral, entre outras.

quadro_3

Postar um comentário

*
*