A gente acha que é tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. O intestino grosso tem uma função e o delgado outra. Você sabe quais são? Pois preste atenção a esta postagem que nós vamos explicar. Para entender melhor é preciso saber que o intestino faz parte do sistema digestivo e é através dele que ocorrem as absorções dos nutrientes e da água.
O nosso intestino está divido em duas partes: delgado e grosso. No delgado é onde ocorre a absorção da grande maioria dos nutrientes. No grosso, ocorre a absorção da maior parte da água utilizada durante o processo de digestão.
A absorção da água pelo intestino grosso é a responsável pela consistência firme das fezes. A falta desta consistência é conhecida como diarréia, e, esta, pode ocorrer por fatores como viroses, desarranjos na digestão, etc. Por isso que é tão importante beber muito líquido.
O intestino delgado apresenta as seguintes camadas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A primeira camada (mucosa) apresenta musculatura do tipo lisa e nela ocorre a secreção de enzimas e sucos. Esta camada muscular lisa da mucosa é dividida em duodeno, jejuno e íleo.
O duodeno é sua primeira porção, ela vai do piloro ao jejuno. É nesta região que é trabalhado o bolo alimentar pela ação do suco entérico. No jejuno e no íleo que ocorre a absorção dos nutrientes, que passam para a corrente sanguínea e fígado para serem distribuídos para todo o organismo.
Como se pode notar, o intestino tem uma função super importante no nosso organismo. Então ele precisa receber alimentos saudáveis, com fibras, para funcionar bem e assim distribuir para todo o nosso corpo os melhores nutrientes.