Curiosidades

Qual é a diferença entre crocodilo e jacaré?

Muita gente acha que jacaré e crocodilo são a mesma coisa! Mas não são. Primeiro, eles não pertencem a mesma família. Isso mesmo! Os crocodilos são da família Crocodilidae e os jacarés, da Alligatoridae. Mas qual a diferença entre elas?

Bem, enquanto a família dos crocodilos possui 14 espécies diferentes, a dos jacarés se divide em oito espécies. Entre elas, estão as dos gêneros Caiman e Paleosuchus, aos quais pertencem os jacarés brasileiros. Ah! No Brasil não existe crocodilo.

Mas, na prática, quais as diferenças realmente? Uma delas é o focinho. Nos jacarés, eles são largos e arredondados, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. A diferença mais visível, porém, está nos dentes. Todos os crocodilos apresentam o quarto dente do maxilar inferior hipertrofiado e encaixado numa cavidade lateral na parte externa da boca. Assim, esse dente fica exposto mesmo com a boca fechada. Já nos jacarés, ele fica escondido dentro da boca. E tem mais: os dentes superiores dos crocodilos são alinhados com os inferiores – os dos jacarés, não.
.

Postar um comentário

*
*