Curiosidades Dicas Posts Recentes

Quem disse que não existe dragão?

Ele solta fogo pela boca e está presente em muitos contos de fadas. E para muitas pessoas ele não passa de fruto da imaginação dos criadores de desenhos animados. Mas não é bem assim. Você já ouviu falar no Dragão de Komodo? Ele não é nenhum personagem de filme. Ele é real. Tudo bem que ele não tem asas e nem cospe fogo, mas a sua saliva é tão venenosa que é capaz de matar um ser humano.

Mas como é e onde vive esse animal? Ele é um lagarto gigante, que pode medir de 2 a 3 metros e chegar a pesar 100 quilos! Ele habita as ilhas da Indonésia e a cor de sua pele é cinzenta e marrom. Sua dieta baseia-se em porcos selvagens, cabras, veados, búfalos, cavalos, macacos, dragões de Komodo menores e até seres humanos (é raro, mas acontece). Também se alimenta de carniça de animais e, com o seu faro, pode localizar uma carcaça de animal a quilômetros de distância, sendo capaz de devorá-la por completo.

No entanto, apesar de ser tão grande e possuir um veneno letal, o dragão de Komodo é uma espécie vulnerável. Existem apenas, aproximadamente, cinco mil animais dessa espécie na natureza. As suas populações estão restritas às ilhas indonésias de Gili Motang, Gili Dasami, Rinca, Komodo e Flores. Para preservar esse animal, foi fundado em 1980, o Parque Nacional de Komodo. Como podemos ver, temos que cuidar de mais uma espécie para ela não entrar e extinção. Caso isso acorra, infelizmente, os nossos dragões, serão apenas de desenhos de animação.

Postar um comentário

*
*