Dicas

Receita de bolo de copo

layout_facebook_140930_3

Você gosta de comer bolo de copo ou de xícara? Não conhece? Nada mais é do que o cupcake, nome que vem do inglês e que você certamente já comeu diversas vezes. É um bolinho para servir uma pessoa. Dizem que o primeiro que se tem notícia foi feito em 1796, por ocasião de uma anotação de receita de “um bolo para ser assado em pequenas xícaras”, escrito em “Culinária Americana”, por Amelia Simms.

Mesmo sendo de origem estrangeira, esse bolinho caiu nas graças do Brasil e hoje todo mundo adora. E para quem gosta muito, que tal fazer o seu próprio bolinho em casa? Pode ainda presentear os parentes e amiguinhos, ou simplesmente fazer uma surpresa em casa quando alguma visita marcar para ir à sua casa.

Para sair do normal a sugestão é um cupcake de limão, que fica bem perfumado e gostoso. Você vai precisar da ajuda de um adulto para fazer. Anote a receita:

Ingredientes

. 250 g de manteiga
. 2 xícaras (chá) de açúcar
. 3 ovos
. 2 1/2 colheres (chá) de casca de limão ralada
. 1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
. 3 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
. 1/2 colher (chá) de fermento em pó
. 1 pitada de sal
. 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
. 3 colheres (sopa) de suco de limão
. 1 colher (sopa) de leite
. 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
. Confeitos de açúcar para decorar

Modo de preparo

Na batedeira, bata 200 g de manteiga em temperatura ambiente com o açúcar por 5 minutos. Junte um ovo por vez, batendo sempre após cada adição. Sem parar de bater, adicione 2 colheres (sopa) de casca de limão e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Acrescente a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal, alternando com o creme de leite misturado com 1 colher (sopa) de suco de limão. Coloque 28 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até atingir 3/4 da altura. Leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourarem ligeiramente. Retire dos moldes e deixe esfriar sobre uma grade. Prepare a cobertura: na batedeira, bata 50 g de manteiga até ficar cremosa. Junte 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha e o leite e bata rapidamente. Adicione o açúcar de confeiteiro, batendo sempre, até ficar espesso. Acrescente 1/2 colher (chá) de casca de limão e misture. Espalhe a cobertura sobre os bolinhos e sirva-os decorados com confeitos de açúcar.

Postar um comentário

*
*