Curiosidades

Saiba como o machucado cicatriza

Caiu, se machucou e ficou a ferida. Depois de um tempo ela começa a cicatrizar. Mas como é que funciona essa cicatrização de um machucado? Uma coisa você pode ter certeza, é o trabalho dos nosso glóbulos brancos, plaquetas e outras células que faz você ficar bom da ferida.

O tempo que vai durar da cicatrização depende de vários fatores: a gravidade do corte, as condições de saúde da pessoa e o jeito como a ferida é tratada. Como é impossível interferir na gravidade da lesão, só nos resta aprender a cuidar bem dos machucados.

Se a ferida for superficial, como uma ralada no joelho, por exemplo, nada de grandes preocupações. Lave bem a região com solução fisiológica ou água corrente limpa e sabão neutro – para retirar tecidos mortos superficiais e corpos estranhos, como resíduos de asfalto, areia etc.

Outra dica é evitar o ressecamento da ferida, o que retarda a cicatrização. Por isso, o ideal é mantê-la úmida com o uso de curativos. E quando aparecer a “casquinha” do machucado, por mais que tenha vontade, não fique mexendo nela. Ela é super importante para a cicatrização que virá. Caso a lesão seja mais grave, que atingem camadas mais profundas, como músculos e ossos, nada de cuidar em casa: procure um ambulatório.

Postar um comentário

*
*