Curiosidades

São João: uma festa de origem européia

Sempre ouvimos falar que a nossa festa junina tem origem européia. Mas como é que essa festa se originou lá no Velho Continente? Como será que tudo começou? Bem, alguns estudiosos dizem que essa festa teve início na época dos celtas por volta do ano 1250 a.C. Como podemos notar antes mesmo do santo, São João, existir. A coincidência de datas acontece, por que o dia 24 de junho é próximo do Solstício de Verão (o dia mais longo do ano), época em que eles festejavam as colheitas e a fertilidade dos campos.

Na Bretanha, onde hoje é a Inglaterra, antes da entrada do cristianismo, o 24 de junho também era uma data importante. Nesse dia era celebrado pelos druidas com fogos de artifícios em honra ao deus Baal. Quando este dia tornou-se dedicado a São João, os fogos sagrados também foram adotados e tornaram-se “as fogueiras de São João”

Na Europa, as festas juninas comemoravam a deusa Juno, mulher de Júpiter, que fazia parte do panteão do Império Romano. Para diferenciar as festas de Juno da festa de João, a Igreja Católica passou a chamá-las “joaninas”. Com o tempo, as festas joaninas, realizadas em junho, acabaram sendo mais conhecidas como “juninas”.

Como chegou no Brasil? De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

2 Comentários

  1. Janui
    Postado em 24 de junho de 2015 às 4:26

    São João me remete a infância onde colher uma rosa a meia-noite era concorrer com o imaginário namorado oriundo das simpatias populares. Bons tempos .

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 13:50

      O São João é realmente uma festa que sempre nos remete a felizes lembranças. A fogueira, os amigos e família, as comidas de milho… huuummm… É uma festa muito bonita realmente. Nós adoramos.

Postar um comentário

*
*