Dicas

Timidez dos filhos: como lidar?

Timidez dos filhosVocê tem um filho tímido e não sabe como lidar com essa situação? Imaginamos o quanto é a sua preocupação, pois o comportamento dele pode interferir no relacionamento na escola e com os amiguinhos. Mas calma, um pouco de timidez também é normal. Até você, enquanto adulto, deve sentir dificuldade de se expor em certas situações, como falar em público, por exemplo.  Quem nunca sentiu a mão gelada, o frio na barriga, a voz meio nervosa? Esses são sintomas de quem tem timidez e está vivendo algo que incomoda. Se esses sentimentos estiverem dentro da normalizada, não precisa de grandes preocupações. Mas se o seu filho tem isso como uma barreira para desenvolver a vida social, é hora de agir!

Quando falamos em agir, não queremos que você o force a algo que vá constrangê-lo. Se ele está na adolescência, fase cheia de conflitos internos, além de ser tímido na vida social, ele muitas vezes pode se fechar no mundo só dele e não deixar você interferir nas decisões que quer tomar. O melhor é tentar o diálogo. Mas não precisa chegar e dizer: “Oi filho, temos que conversar”. Crie ambientes para que essa conversa flua naturalmente e que, se possível, parta dele a iniciativa. Quer uma sugestão? Dê um livro. A obra, “Essa tal timidez”, de autoria de Nilton J. Silva, pode ser uma aliada. O livro, da editora Escala, que faz parte do Projeto Adolescer,  conta a história de um menino extrovertido que quer que o seu amigo deixe de ser tímido. Para isso, ele usa métodos nada tradicionais, o que o faz pensar sobre ele próprio e sobre quem é tímido. Gostou da sugestão?

Agora, no caso de uma criança, os pais são mais importantes no processo. Eles devem passar confiança, incentivá-la a participar de outros ambientes. Por exemplo: se vocês forem para uma festinha infantil, e seu filho não quer se juntar as outras crianças para brincar, vá com ele. Mostre o quanto é divertido participar das atividades. Encoraje e quando ele estiver se sentindo confortável no espaço, o deixe só para interagir melhor com as outras crianças.

E um ponto para ser observado. Muitas vezes você pode achar o seu filho tímido, mas ele é introvertido. “Em geral, somos muito mal informados sobre o que diferencia um introvertido de um extrovertido. Para começar, não se trata de timidez. Introvertidos muitas vezes gostam de se socializar – só demoram para colocar para fora. Eles exigem uma dose saudável de tempo sozinhos para se reabastecerem”, diz Peter Vogt, autor do livro Manifesto do Introvertido, em entrevista para a Revista Pais e Filhos.

Fonte: Revista Pais e Filhos

1 comentário

  1. Mônica Evangelista
    Postado em 13 de junho de 2012 às 13:15

    Timidez dos filhos.
    Gostei muito deste tema e de como foi abordado. Este é um problema que tenho com minha filha de 10 anos, nunca sei se estou agindo certo com ela. Vou seguir as dicas, inclusive do livro e ver o que acontece.
    Um abraço,
    Mônica

Postar um comentário

*
*