Curiosidades

Toda lagarta vira borboleta?

Desde pequeninho, quem nunca teve a curiosidade de saber como nasce uma borboleta? Sim toda lagarta deve virar uma borboleta. E sabia que ela passa por vários estágios? São eles, ovo, lagarta, pupa e, por fim, borboleta. Tudo começa quando as borboletas fêmeas colocam ovos em plantinhas chamadas de hospedeiras. Cada espécie escolhe um tipo de vegetação para deixar seus pequenos ovos. Depois de escolhida a planta, são depositados os ovinhos, e a plantinha vai virar refeição das lagartas-bebês que sairão dos ovos.

Depois de cinco a 15 dias (dependendo da espécie), ao sair dos ovos, as pequenas lagartas ou larvas irão se alimentar de muitas folhas (sim, elas comem as suas plantinhas preferidas!). Elas comem muito, a fim de guardar energia suficiente para a difícil tarefa de passar pelo processo chamado de metamorfose: a transformação da lagarta em borboleta.

Um dia, cerca de um a oito meses depois, após encher-se de muitas folhinhas e alimentar-se bem, a lagartinha se recolhe e fica de cabeça para baixo num galho ou folha. Alí ela passa um bom tempo, de uma a três semanas. E vai tecendo seu casulo sedoso em volta de si, até virar uma crisálida brilhante.

Quando está toda formadinha, a lagarta rompe seu casulo e, enfim, se transforma em borboleta, chegando à fase adulta. Dalí em diante, ela passa a alimentar-se de néctar de flores e frutos em decomposição. Ela pode viver de cinco dias a um ano, dependendo da espécie.

Gostou de saber como é? Agora conte para seus amiguinhos, familiares e coleguinhas da escola o que aprendeu.

Postar um comentário

*
*