Curiosidades

Trimmmm: é o telefone!

Você já parou para pensar como seria a sua vida sem o telefone? Em tempos de celular, isso é quase possível de se imaginar. Ele, hoje, é um acessório quase que indispensável. Mas nem sempre foi assim. Telefone era artigo de luxo!

Só para você ter uma ideia, aqui no Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. O ano era 1883 e a cidade tinha apenas 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1.000 linhas. Nesta mesma época começou a funcionar a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis (RJ). Campinas (SP) foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago, nos Estados Unidos, e o Rio de Janeiro).

Mas quem criou o telefone?

Muitos pensam que foi Alexander Graham Bell o criador desse meio de comunicação tão popular. Mas, na verdade, quem o inventou foi o italiano Antonio Meucci. Ele foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Segundo a pesquisa, Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Graham Bell nos anos 1870. Mas bem antes desta data, entre os anos de 1850 e 1862, Meucci já havia construído 25 protótipos de telefones.

Postar um comentário

*
*