Curiosidades

Um passeio pela pré-história

layout_facebook_150224_1Quando falamos em pré-história achamos que ela está muito distante de nós. Se formos pensar com relação ao tempo, isso é verdade. É uma época bem longe da nossa mesmo. Mas você já imaginou conhecer de perto o lugar que eles viveram? Isso é possível ao visitar o Parque Nacional Serra da Capivara, um dos maiores parques arqueológicos do mundo e onde foram localizados vestígios dos primeiros homens que habitaram o continente americano.

O Parque Nacional Serra da Capivara, que é considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Natural da Humanindade, está loc alizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Fazer uma visita a este local é viajar no tempo. É possível ver de perto pinturas e gravuros rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente).

Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos.

Que for fazer uma visita a Serra da Capivara não pode deixar de conhecer o Museu do Homem Americano. Todo material exposto está baseada nos resultados obtidos em 39 anos de pesquisas realizadas na região do Parque Nacional.

Atualizada regularmente, integra as novas descobertas locais e novos dados relacionados com a origem do homem e o povoamento das Américas, provenientes de pesquisas internacionais. A história do Homem, desde há 100.000 anos, até o momento da chegada do colonizador branco é retratada na exposição. O Museu é indescritível! Somente visitando-o é que se pode compreender a importância das pesquisas realizadas na Serra da Capivara!

Para ver um pouco da beleza e riqueiza desse lugar, basta dá o play no vídeo abaixo. Você vai se surpreender.

2 Comentários

  1. Alira Silva
    Postado em 13 de abril de 2015 às 1:14

    Parabéns pelo documentário.

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:44

      O conteúdo é muito interessante mesmo! Que bom que gostou.

Postar um comentário

*
*