Comemorações

Uma semana muito rock!!

Quem pensa que o rock é um estilo de música recente está muito enganado. O rock surgiu já faz um tempinho. Foi no começo da década de 50, nos Estados Unidos, e é um estilo de música difícil de dizer que não gosta, até porque existem diversos gêneros. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly, que, por sua vez, evoluíram do blues, da música country e do rhythm and blues. Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica.

O legal do rock é que ele é mutante e aberto a influências de outros estilos musicais. Por conta disso, no final das década de 1960 e início dos anos setenta, o rock desenvolveu diferentes subgêneros. Quando foi misturado com a folk music ou com o blues ou com o jazz, nasceram o folk rock, o blues-rock e o jazz-rock, respectivamente. Na década de 1970, o rock incorporou influências de gêneros como a soul music, o funk e de diversos ritmos de países latino-americanos. Ainda naquela década, o rock gerou uma série de outros subgêneros, tais como o soft rock, o glam rock, o heavy metal, o hard rock, o rock progressivo e o punk rock. Já nos anos oitenta, os subgêneros que surgiram foram a new wave, o punk hardcore e rock alternativo. E, na década de 1990, os subgêneros criados foram o grunge, o britpop, o indie rock e o nu metal.

Como surgiu o Dia Mundial do Rock? Tudo começou como uma homenagem ao megaevento que aconteceu em 1985, o Live Aid. No dia 13 de julho, o evento contou com a participação de grandes artistas, como Paul McCartney, Elton John, Mick Jagger, Queen e David Bowie. Nesta data também ocorreu a formação do grupo Rolling Stones, em 1962. Uma curiosidade: Apesar do nome ser “Dia Mundial do Rock”, esta data é comemorada somente no Brasil. Ela começou a ser comemorada em 1990, quando duas rádios paulistanas passaram a mencionar a data em sua programação.

Postar um comentário

*
*