Curiosidades

Vai cortar cebola? É hora de chorar!

É sempre assim, toda vez que vamos pra cozinha e precisar elaborar alguma receita que usa cebola, é sempre um sofrimento. Afinal cortar cebola arde os olhos e nos faz chorar. Mas por qual motivo será que isso acontece?

A explicação é bem simples: é um fenômeno que acontece por conta das células da cebola, que são ricas em enzimas e sulfuretos, que ao serem cortadas, as células são rompidas e são misturadas. A cebola absorve enxofre do solo e liberam enzimas ao serem cortadas. Resultado? Essa quebra de células origina sulfóxidos de aminoácidos, que em seguida são transformados em syn-propanethial-S-óxido, que é a união de ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio. Ao entrar em contato com a lubrificação de nossos olhos, nosso corpo esperto logo se defende, sabe como? Produzindo lágrimas para limpar os olhos.

Mas, será que há uma forma de evitar este incômodo? Minimiza se cortar a cebola dentro de um recipiente com água, ou cortar ao meio bem antes do preparo e deixar em água gelada, ou mesmo na geladeira. Há ainda quem diga que se colocar o um ventilador junto, pode levar pra longe o gás de perto do seus olhos. Pode também colocar óculos de natação, mas vai ficar bem engraçado cozinhar assim, já pensou?

Postar um comentário

*
*