Dicas

Vamos brincar de arrumar?

Brinquedos por todos os lados, lápis e papel espalhados pela casa. Essa cena deve ser bem comum na sua casa. Mas começar a criar o senso de responsabilidade e organização na criança é fundamental para que ela seja um adulto responsável com suas coisas e com os outros. Para que isso não se torne uma tarefa chata e imposta, os pais podem atrelar a responsabilidade a brincadeiras.

Participando da organização

Nada da mãe arrumar o quarto sozinha. Chamar a criança para esta atividade é muito importante. Primeiro porque o quarto é um espaço dela. Segundo que, ao participar, ela cria um compromisso consigo mesma. Claro que a criança não vai varrer ou passar o pano no chão. Mas é importante chamá-la para colocar os brinquedos no local correto, como baú ou prateleiras. E uma coisa importante: tanto meninos como meninas devem participar da arrumação. Tarefa doméstica não é apenas atividade de mulher. É importante trabalhar isso desde cedo.

Brinquedos e mais brinquedos

Ainda na arrumação do quarto, é possível fazer outra reflexão com seu filho. Será que ele precisa de tantos brinquedos? Muitas crianças acumulam jogos, bonecas e carrinhos que nem usam mais. Despertar na criança a consciência de que devemos passar para outra pessoa o que não nos serve mais é importante. Também é fundamental que isso seja feito com brinquedos seminovos. Nada de doar peças quebradas.

Ordem na rotina

Organizar a rotina diária do filho também é importante para que ele tenha um dia a dia tranquilo. Ao chegar da escola, a criança tem que saber quais as obrigações, como almoçar, tomar banho, fazer a tarefa e brincar. Ter o dia programado o deixa mais calmo, por mais que ele reclame por ter que estudar, por exemplo. Outra sugestão é definir o tempo que ele tem que passar em cada atividade. Nada de deixar ele o dia todo no computador, vídeo game ou televisão. Por mais “fácil” que seja usar esses recursos, estimule o seu filho a brincar com outras crianças ou ler um livro. E, acima de tudo, dê exemplo. Nada adianta cobrar dos pequenos, se você não faz o que está pedindo a ele. Lembre-se que o filho se espelha muito no que vê em casa.

Postar um comentário

*
*