Curiosidades

Você já viu um Saci?

Ele pula num pé só, na única perna que tem. Tem uma carapuça vermelha. Fuma cachimbo e faz muita traquinagem. Ele é o Saci, personagem do nosso folclore brasileiro. Será que ele existe? Há quem diga que já viu! E tome cuidado, se algum objeto seu desaparecer, o feijão queimar ou seu dedal de costura sumir, já sabe, pode ter sido o Saci!

Dizem que o Saci nasce em brotos de bambu e vive se escondendo pelas matas e florestas para assombrar quem prejudica a natureza. Sua carapuça é mágica e ele pode desaparecer e aparecer aqui e acolá.

Para enaltecer o personagem foi criado o Dia do Saci, em 31 de outubro. Existe até a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), com mais de mil integrantes. A data tem o intuito de valorizar essa lenda brasileira, que já protagonizou filmes, livros, histórias em quadrinhos e peças de teatro e ganhou destaque com as histórias de Monteiro Lobato. E para quem gosta de travessura, é com ele mesmo.

A Lenda do Saci-Perere em Cordel

Quer saber mais sobre ele? A sugestão é a leitura do livro A Lenda do Saci-Perere em Cordel, de Marco Haurelio. Em forma de cordel o livro conta como foi que surgiu o Saci além de relatar as suas peripécias e estripulias, revelando porque a sua fama se espalhou até os nossos dias.

Postar um comentário

*
*