Curiosidades

Você sabe o que é Síndrome de Down?

Você sabe o que é a Síndrome de Down? São pessoas especiais, que nascem assim por uma anomalia genética. Em geral, possuem características específicas, além de um retardo mental que pode acontecer em diversos níveis: face achatada, fenda palpebral oblíqua, orelhas displásicas, pele abundante no pescoço, prega palmar transversa única, hiper-elasticidade articular, pelve displásica e displasia da falange média do quinto dedo. Elas também nascem com alguns problemas de saúde, por isso precisam ir ao médico e ter cuidados especiais.

Não, Síndrome de Down não é uma doença. É uma anomalia genética. Ela é causada devido à presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de uma pessoa, que ocorre na hora da criança ser concebida. Esta síndrome é também chamada de trissomia do cromossomo 21, e os indivíduos que nascem com ela possuem 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maioria em geral. Daí você se pergunta, e será que tem como evitar? Não. É inevitável, é impossível prever. Entretanto sua incidência maior é em mulheres acima de 40 anos.

Mas as pessoas com Síndrome de Down são bastante afetuosas, e pode amar, se divertir, sentir, ficar triste, aprender, estudar, trabalhar como qualquer outras pessoa. Claro, umas possuem um grau de dificuldade maior ou menor em relação aos outros. Mas todas podem ir à escola, ter amigos. O ideal é que procure ajuda especializada para entender como lidar com eles, e incentivar tratamento fonoaudiológico, bem como atividades recreativas, dança, teatro, etc.

Postar um comentário

*
*