Dicas de Leitura

Os museus invadem a literatura

Você acha que museu é um lugar chato, cheio de coisas velhas e sem graça? Pois se prepare para mudar de opinião. Existem diversos livros que escolheram os museus como temas centrais e eles mostram que é possível aprender e se divertir muito.
No livro Meu Museu, de Maísa Zakzuk (Editora Panda Books) , você vai descobrir que os museus estão cheios de surpresas! Uma menina de 9 anos escolheu o MASP, em São Paulo, para sua primeira visita. Ficou encantada com tudo o que descobriu por lá. O olhar da garota revela que as obras de arte podem ser vistas de maneiras diferentes, e traz todas as noções para crianças – e adultos – que visitam um museu pela primeira vez.

Com uma linguagem simples, e com as belas ilustrações de Daniel Kondo, a personagem nos revela um mundo por trás das artes – ela conta a história sobre a construção do MASP, como os museus se organizam, como são as exposições e como admirar as obras de arte. Meu Museu apresenta lições que podem ser colocadas em prática em qualquer museu. E traz, ainda, as obras dos mais famosos pintores da história da arte; Renoir, Monet, Picasso, Boticcelli, Anita Malfatti, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Portinari, entre outros.

No livro Museu desmiolado (Editora Projeto), de Alexandre Brito com ilustrações de Graça Lima, o autor criou divertidos e intrigantes museus. Ao mesmo tempo em que brinca com a ideia de museus tão estapafúrdios, o Alexandre fala sério e utiliza uma linguagem bastante requintada, apostando na inteligência e na curiosidade do leitor.

Através dos personagens Clara, Daniel e seus avós, o livro Visitando um Museu, de Florence Ducatteau (Editora Brinque Book), ilustrado e com abas busca fornecer informações sobre museus, tais como o que tem para fazer e ver neles, o que é um catálogo, se é possível tocar nas obras de arte, entre outras.

2 Comentários

  1. Postado em 16 de dezembro de 2011 às 0:12

    Oi pessoal do Bloguito! :O)

    Fiquei super feliz em ler esta matéria sobre os museus. Não apenas por divulgar o Museu Desmiolado, mas por enfocar o tema dos museus.

    Na sua origem grega, museu (de museun) significa a casa ou o lugar das Musas, aquelas entidades lendárias do Olimpo que inspiram poetas, músicos e artistas a criarem as grandes obras, as grandes sínteses, a grande arte.

    Hoje os Museus se redesenharam e não apenas preservam a memória do passado, mas também, no presente, com as novas tecnologias, nos proporcionam flashes e premonições do futuro.

    Como eu sempre gostei de museus, eu criei o meu museu, o Museu Desmiolado, que é um museu de museus, divertidos, estranhos, improváveis, como o museu do assobio, o museu do vento, o museu do botão, o museu sinistro, o museu o museu sem nome, o museu das palavras esquecidas e tantos outros.

    Bom, agora vocês me dão licença que eu vou atrás do livro da Maísa e da Florence. Um abração pra todos!

    • Bloguito
      Postado em 16 de dezembro de 2011 às 9:32

      Olá Alexandre, você não imagina o quanto ficamos felizes com o seu depoimento. Realmente, o museu é um espaço de conhecimento e que pode ser explorado de diversas maneiras. E que você continue a criar diversos museus, pois assim vamos aprender mais e mais sempre. Parabéns pelo livro.

1 Trackback

  1. […] mais: Os museus invadem a literatura | Bloguito – O blog do Varejito Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag invadem, museus, varejito, […]

Postar um comentário

*
*