Comemorações

A independência do Brasil retratada em um quadro

layout_facebook_140902_1

No próximo dia 07 de setembro vamos celebrar a independência do Brasil. A data é bastante comemorada em diversas partes do Brasil, com os desfiles das Forças Armadas. Mas essa data, além de ser representada nas ruas, também foi retratada no quadro “Independência ou Morte“, de Pedro Américo.

Mas você sabia que o que está pintado na obra não é necessariamente o que aconteceu na vida real? É que o autor cometeu alguns exageros e enganos. Talvez isso tenha acontecido para deixar o fato histórico mais poético e também porque o quadro foi pintado seis anos após o fato, sob encomenda da Corte, e feito na Itália.
Um dos erros é que o grito não aconteceu às margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro, e também a letra do Hino Nacional. O príncipe bradou o seu célebre grito no alto da colina próxima ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um súbito mal-estar intestinal. Sim, o nosso príncipe não estava se sentindo muito bem.

Pesquisas também afirmam que D. Pedro viajava secretamente, por isso não poderia estar com uma grande comitiva e nem usando traje oficial. Além disso, D. Pedro não estava viajando a cavalo. Para viagens longas só era usado o burro.

No quadro também é possível identificar algumas curiosidades. A Casa do Grito, que também aparece no quadro, é uma das atrações do Parque da Independência, em São Paulo. Feita em taipa, ela foi habitada pela família Tavares de Oliveira, a partir de 1911. Em 1936, a família acabou desapropriada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Postar um comentário

*
*