Dicas de Leitura

Diversão aliada à tecnologia para crianças e educadores

 

As férias acabaram, mas a diversão com a leitura continua.  Para não perder o ritmo, nossa primeira dica é o livro Um Cadáver Ouve Rádio, o terceiro livro de Marcos Rey, onde um trio de amigos bancam os detetives, em busca da resposta sobre o assassinato de um pobre sanfoneiro.  Tudo o que se sabe é que ele era muito querido por todos. Leo, Gino e Ângela resolvem investigar o crime, descobrindo uma estranha galeria de suspeitos. É uma obra de tirar o fôlego, perfeita para quem adora mistérios e aventuras.


Cada vez mais cedo as novas tecnologias fazem parte da vida das crianças e adultos. E, assim, é preciso avaliar as relações entre linguagem, tecnologias digitais e educação, que vêm sendo discutidas por pesquisadores em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Ideal para reflexão neste período de volta às aulas. Escrito pelos autores Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva, o livro Linguagem Tecnologia e Educação é voltado aos educadores e reúne pesquisas de todas as partes do país, tecendo uma rede que liga esses três temas. Estão em foco na publicação o letramento digital de professores, estudantes e grupos sociais; aspectos da hipertextualidade em diferentes mídias; debates sobre gêneros textuais; novas linguagens; e o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica.


Por último, nossa dica é o A Criança Mais Velha do Mundo, de Marcelo Romagnoli, obra poética que narra a história de uma garota e o dia de seu aniversário, quando ela vê tudo acontecer novamente em sua vida. Por mais que tudo se repita, nada é igual. Mas como uma menina chegaria a essa conclusão       ? O tempo é um elemento relativo. Coisas legais passam rápido demais e as chatas demoram a acabar.

Postar um comentário

*
*