Faça o seu globo terrestre | Bloguito - O blog do Varejito

Faça o seu globo terrestre

globoterrestre

Já reparou que a criança aprende muito mais quando interage diretamente com o assunto que está sendo ensinado? Pensando nisso, que tal fazer um globo terrestre junto com o seu filho para que ele entenda mais a geografia da Terra? O passo a passo, com as fotos, podem ser conferidos clicando no site da Revista Escola (link próximo ao “modo de fazer”).

O material é simples e barato. Você vai precisar de: Fotocópia do molde do planisfério ampliada em 300%, Bola de isopor de 10 cm, Canetas hidrocor ou lápis de várias cores, Fita dupla face, Tesoura, 02 alfinetes, Palito de dentes, Tampa de plástico de 5 cm de diâmetro, Prego e Isqueiro.

Durante a elaboração da peça, você poder mostrar a relação entre o globo terrestre e o mapa-múndi. Para muitas crianças, nem sempre é simples entender como o nosso planeta, que é redondo, pode ser fielmente representado em uma folha de papel retangular. E nem porque o oceano Pacífico aparece nos dois lados do mapa.

COMO FAZER (Para visualizar como fazer clique AQUI)

1. Pintar e recortar
Pinte o mapa. Cada continente deve ser colorido com uma cor diferente. Depois, cole fita dupla face em todo o verso do mapa no sentido horizontal. Recorte os “gomos” e mantenha-os na ordem.
2. Primeiro “gomo”
Espete um alfinete na parte superior e outro na inferior da bola. Eles servirão de orientação na montagem. Retire a proteção de toda a fita dupla face do primeiro “gomo”. Cole a ponta junto a um dos alfinetes, estique o papel e fixe a outra extremidade no alfinete de baixo.
3. Equador vira guia
Os demais “gomos” deverão ser colados, um rente ao outro. A emenda central da bola de isopor pode servir de guia para você. Ela deve coincidir com a linha do Equador. Na hora de colar o segundo “gomo”, retire a proteção da fita adesiva somente da parte central, que vai do trópico de Câncer ao de Capricórnio. Repita o procedimento com as demais partes, mantendo-as sempre na ordem. Deixe para fixar as extremidades superiores e inferiores por último. Dessa maneira, você reduz a formação de rugas no papel.
4. Por fim, a base
Depois de coladas todas as partes, retire os alfinetes. Esquente o prego na chama do isqueiro e com ele fure a tampa que servirá de base (lembre-se: ao produzir o globo com a turma, o isqueiro fica somente com você).Espete o palito de dentes no furo e na bola de isopor. Se necessário, envolva o palito com fita adesiva transparente para ajudar na sustentação.

Conheça todas as nações do mundo:

 

Veja também:

5 Respostas até agora.

  1. Célio Soares de Almeida disse:

    Eu fiz um inacreditável globo terrestre físico que mostra as altitudes continentais e as profundidades oceânicas, ou seja, todo o relevo mundial e também as divisões políticas! Ele foi para artes dos artistas e por ele ter ficado muito bonito o pessoal não votou nele porque pensaram que era um globo terrestre comprado de lojas! Hoje eles sabem que foi eu que o fiz e me consideram o mais inteligente de IRUPI-ES!

Deixe seu Comentário!


Receba nossa Newsletter

    • RSS
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube

    Grandes autores para

    Autores como Adélia Prado, João Ubaldo Ribeiro, Clarice Lispector, ...

    Da viagem literária

    Não podia ser diferente, não é mesmo? Ele gosta ...

    Roteiro colaborativo

    em praças e muros. A arte está em diversos ...

    Histórias de vida,

    Trata-se de fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no ...

    Olha para o céu e d

    Para dizer direitinho o que vai acontecer no céu ...

    Twitter updates

    Biruta
    Telecurso
    Companhia das Letras
    Editora alaúde
    Editora Peirópoles
    Franco Editora
    Global Editora
    Panda Books
    Projeto Editora
    Editora Líbris
    Editora Melhoramentos
    Editora Líbris