Atividades

Faça o seu globo terrestre

Já reparou que a criança aprende muito mais quando interage diretamente com o assunto que está sendo ensinado? Pensando nisso, que tal fazer um globo terrestre junto com o seu filho para que ele entenda mais a geografia da Terra? O passo a passo, com as fotos, podem ser conferidos clicando no site da Revista Escola (link próximo ao “modo de fazer”).

O material é simples e barato. Você vai precisar de: Fotocópia do molde do planisfério ampliada em 300%, Bola de isopor de 10 cm, Canetas hidrocor ou lápis de várias cores, Fita dupla face, Tesoura, 02 alfinetes, Palito de dentes, Tampa de plástico de 5 cm de diâmetro, Prego e Isqueiro.

Durante a elaboração da peça, você poder mostrar a relação entre o globo terrestre e o mapa-múndi. Para muitas crianças, nem sempre é simples entender como o nosso planeta, que é redondo, pode ser fielmente representado em uma folha de papel retangular. E nem porque o oceano Pacífico aparece nos dois lados do mapa.

COMO FAZER (Para visualizar como fazer clique AQUI)

1. Pintar e recortar
Pinte o mapa. Cada continente deve ser colorido com uma cor diferente. Depois, cole fita dupla face em todo o verso do mapa no sentido horizontal. Recorte os “gomos” e mantenha-os na ordem.
2. Primeiro “gomo”
Espete um alfinete na parte superior e outro na inferior da bola. Eles servirão de orientação na montagem. Retire a proteção de toda a fita dupla face do primeiro “gomo”. Cole a ponta junto a um dos alfinetes, estique o papel e fixe a outra extremidade no alfinete de baixo.
3. Equador vira guia
Os demais “gomos” deverão ser colados, um rente ao outro. A emenda central da bola de isopor pode servir de guia para você. Ela deve coincidir com a linha do Equador. Na hora de colar o segundo “gomo”, retire a proteção da fita adesiva somente da parte central, que vai do trópico de Câncer ao de Capricórnio. Repita o procedimento com as demais partes, mantendo-as sempre na ordem. Deixe para fixar as extremidades superiores e inferiores por último. Dessa maneira, você reduz a formação de rugas no papel.
4. Por fim, a base
Depois de coladas todas as partes, retire os alfinetes. Esquente o prego na chama do isqueiro e com ele fure a tampa que servirá de base (lembre-se: ao produzir o globo com a turma, o isqueiro fica somente com você).Espete o palito de dentes no furo e na bola de isopor. Se necessário, envolva o palito com fita adesiva transparente para ajudar na sustentação.

Conheça todas as nações do mundo:

 

Compartilhe:

5 Comentários

  1. Célio Soares de Almeida
    Postado em 13 de dezembro de 2011 às 16:25

    Eu fiz um inacreditável globo terrestre físico que mostra as altitudes continentais e as profundidades oceânicas, ou seja, todo o relevo mundial e também as divisões políticas! Ele foi para artes dos artistas e por ele ter ficado muito bonito o pessoal não votou nele porque pensaram que era um globo terrestre comprado de lojas! Hoje eles sabem que foi eu que o fiz e me consideram o mais inteligente de IRUPI-ES!

    • Bloguito
      Postado em 16 de dezembro de 2011 às 9:41

      Olá Célio, ficamos curiosos para conhecer o seu trabalho! Parabéns pelo globo terrestre.

      • Postado em 19 de março de 2012 às 21:38

        Obrigado Bloguito! Para vocês saberem como o fiz, comprei a bola, e olhando no mapa mundi físico, desenhei todos os continentes, e após desenhá-los pintei os continentes com tintas próprias para borrachas, colori e escrevi nomes de cidades, países, planícies, planaltos, continentes… Ficou perfeito!

        • Bloguito
          Postado em 25 de março de 2012 às 14:03

          Que legal Célio! Teria como nos enviar uma foto de como ficou? Ficamos super curiosos. =)

          • Postado em 5 de junho de 2012 às 15:35

            èuma penaa que eu não tenho a máquina de retirar a foto e enviar para o computadorpelo email! se eu souber quem tem eu enviarei a foto de meu globo!

Postar um comentário

*
*