Curiosidades

Batata de todos os tipos para todos os gostos

Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão….quem nunca ouviu essa rima infantil? Pois é, mas já pensou ou teve curiosidade de saber sobre a batata, conhecida por batata inglesa? E sabia que de inglesa ela não tem nada!

Na verdade é um tubérculo que surgiu nos Andes, originário do Peru e cultivada pelos incas. Por ser facilmente adaptável, em meados do século XVI foi levada para América do Sul e Norte. Depois, ganhou o mundo, fazendo parte da alimentação de vários povos e culturas, incrementando milhares de receitas.

Uma das principais características é que a batata foi adotada pelas grandes empresas de fast foods. Hoje ela é consumida frita, em chips, cozida, assada….são inúmeras maneiras de ser preparada.

O fato é: ela é deliciosa, fácil de fazer e todo mundo gosta. É rica em carboidratos, vitamina C e B. A curiosidade é que existem vários tipos de batata, não somente a de casca amarela que chamamos de inglesa, mas com cores, formatos e sabores diversos: batata doce, batata yacon, bolinha, barôa, entre outras. Para cada uma há uma receita e forma de fazer diferente. E você, qual batata gosta mais? Qual sua receita preferida? Conta pra gente.

Postar um comentário

*
*