Dicas

Dicas para que as crianças usem a internet de forma segura

Já que falamos de tecnologia no post sobre o uso de tablets pelas crianças, nada melhor do que passar algumas dicas para que seu filho use a internet de forma segura.

Não é fácil estabelecer uma lista com normas e procedimentos que devem ser seguidos para garantir que as crianças não sejam expostas aos perigos online. No entanto, algumas medidas e recomendações são válidas para tornar a experiência digital dos pequenos mais segura:

  • O primeiro conselho é que os pais não devem ver a internet e as novas tecnologias como algo maléfico pelos possíveis perigos que o uso pode trazer. Se tiver algum receio, não transmite de uma maneira exagerada para a criança. Isso pode deixar a criança insegura para usar a tecnologia.
  • É extremamente recomendado que os pais se envolvam diretamente nas atividades online dos filhos, sugerindo sites de conteúdo apropriado ou até jogando com eles. Isso vai aproximar pais e filhos, além de mostrar coisas positivas do mundo online.
  • O computador deve sempre estar em um local visível para os pais. Nada de criança usar o aparelho em um local isolado. Quanto mais perto, os pais conseguem detectar facilmente se algo acontecer e corrigir algum comportamento inapropriado ou dar algum conselho para que não ocorra novamente no futuro.
  • É importante também estabelecer regras claras de utilização, incluindo horários para o acesso à internet. A rotina é essencial para que a criança entenda o que deve fazer em cada momento e aceite as ordens.
  • Por último, e não mesmo importante, é sempre bom ter programas de controle de pais, ou “parental control” em inglês. Eles não substituem as recomendações anteriores, mas são excelentes auxiliares complementares. Usando esse tipo de programa, os pais impedem das crianças acessarem conteúdo impróprio ou violem as regras impostas, como o tempo diário estabelecido. Essas ferramentas também podem alertar os pais sobre algum comportamento diferente, como o relacionamento constante com algum desconhecido ou um interesse inesperado em um vídeo violento.

4 Comentários

  1. Angela Mota
    Postado em 12 de fevereiro de 2014 às 11:47

    Parabéns pelas matérias sobre o uso correto da Internet! Clara e simples, descreveu com muita sagacidade o assunto, hoje tão importante na vida moderna das crianças e dos pais.

    Parabéns!

    • Bloguito
      Postado em 25 de fevereiro de 2014 às 14:06

      Obrigado, Angela. Que bom que você gostou do post. Vamos sempre trazer temas atuais de interesse dos pais. Se tiver alguma sugestão nos mande. Será um prazer ter a sua colaboração.

  2. Postado em 3 de abril de 2014 às 17:50

    Nossa, óóótimo o texto! Adorei, adorei! Vcs enviam por email?

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:49

      Oi Aparecida, que bom que você gostou!! Sim, basta se inscrever aqui no site. Se tiver alguma dúvida nos fale.

Postar um comentário

*
*