Curiosidades

Do que trata a genética?

Já ouviu falar em teste de DNA ou de paternidade? Na verdade eles existem graças à genética. E o que é genética? É uma área da biologia que estuda o DNA, a hereditariedade, a função dos genes, sua estrutura, a transmissão de informação através das gerações,

O termo genética foi citado por um húngaro chamado Imre Festetics, que descreveu dados sobre herança genética e os princípios básicos da mutação. Outro grande estudioso que marcou a ciência foi o monge austríaco Gregor Mendel, em meados das década de 1860. Ele começou os estudos com os cruzamentos entre linhagens de ervilhas.

O estudo desta ciência é feito através das moléculas do ácido desoxirribonucleico ou DNA, presentes dentro as células. O DNA é parte da estrutura dos cromossomos, localizados nos genes, que trazem os dados e informações necessárias para a síntese de proteínas.

Através do estudo da genética é possível conhecer a as doenças hereditárias, a oriegem de uma pessoa, seus ancestrais. É possível até saber de que região vieram seus bisavós, tataravós, etc. Mas a genética estuda também a ecologia, com o intuito de melhorar geneticamente as espécies, bem como preservá-las. E os estudos avançam cada dia mais. Com a genética é possível pesquisar sobre doenças e características de um bebê antes mesmo dele nascer. O Estudo do DNA pode ser feito através de um fio de cabelo, de exame de sangue, entre outras formas. O estudo da genética e do DNA pode contribuir para a cura de muitas doenças.

Capa do livro "Introdução ilustrada à genética"

E para quem se interessou pelo tema, a sugestão é o livro Introdução Ilustrada à Genética, de Larri Gonick. Destinados a quem está se iniciando, os livros da coleção Introdução Ilustrada cobrem todos os aspectos essenciais da matéria. Com ilustrações e humor – além de linguagem coloquial – estes livros garantem a compreensão e tornam agradável o estudo. Sua forma de apresentação inovadora, através de cartoons, simplifica conceitos e populariza temas, tornando-os acessíveis a todos. Desta forma, a temática da genética pode ser entendida por qualquer pessoa. Vale a leitura.

Postar um comentário

*
*