Comemorações Posts Recentes

Fatias de prosperidade

Há quem diga que, assim como o panettone, não é Natal se não houver rabanada na mesa da ceia natalina. De origem europeia, provavelmente de Portugal, há quem conte ainda que este quitute pode ter vindo da Espanha ou França. Mas o fato é que chegou aqui no Brasil com a corte portuguesa. Dona de muitos nomes, esta guloseima também pode ser chamada de fatias douradas, fatias do céu, “fatia de parida” ou “fatia de mulher parida”. Apesar de ser mais provável que sua origem seja mesmo portuguesa, dizem que sua origem é espanhola, pois trata-se de adaptação da palavra “renabada” que significa fatias.

Histórias à parte, a verdade é que a receita pode ter surgido como forma de não perder o pão dormido, visto que o alimento representa o corpo de Cristo na simbologia católica. Em Portugal, esta é uma comida típica do Dia da Consoada ou Dia da Consolação, celebrado no dia 24 de dezembro, e que reúne as famílias em torno da mesa de jantar para comer bacalhau, e doces como rabanadas, arroz doce e filhoses.  Daí, certamente, é que veio a tradição de usar na ceia do Natal, pela coincidência da data.  Em alguns lugares do Brasil, a exemplo do Nordeste, é comum comer este prato o ano todo.

Símbolo de prosperidade e fartura nas ceias de fim de ano, a “fatia de parida”, leva esse nome por conta de uma lendária história contada através de gerações, a de que uma mulher pobre, sem nada para comer ou para alimentar seu filho, pegou a única coisa que tinha em casa: restos de pão dormido embebidos em leite e açúcar. Depois de comer, ela teve tanto leite que não só amamentou seu filho, como outras crianças também.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a história e ficou com água na boca, que tal levar prosperidade para sua ceia de fim de ano e botar a mão na massa para preparar a receita original para o Natal? Anota aí:

RECEITA DE RABANADA

Ingredientes:
2 ovos
2 pães amanhecidos (pães dormidos)
2 colheres de açúcar
Canela em pó
Óleo
Um copo de leite

Modo de preparo:

Enquanto esquenta o óleo em uma frigideira, faça um molho misturando os 2 ovos com as 2 colheres de açúcar e um copo de leite. Corte os pães em fatias e cubra com o molho. Em seguida, coloque na frigideira até dourar. Sirva em um prato forrado de açúcar e canela.

Fonte: GNT

 

Postar um comentário

*
*