Dicas de Leitura

Obras para ler e entender sobre o açúcar, poemas e o modernismo

Esta semana abordamos a vida do grande poeta Ascenso Ferreira. Por isso, a primeira sugestão de livros é a obra Ascenso Ferreira e os estudantes, de Edvaldo Arlego. Este livro aborda a vida e a obra de Ascenso Ferreira numa linguagem acessível ao público juvenil, visando facilitar o entendimento dos pequenos leitores.

ascenso_ferreira_estudantes

Na sequencia, a indicação é o livro Cenas de um modernismo de província – Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte, de Ivan Marques. O que acontece quando um movimento de vanguarda, de teor cosmopolita e que tende a fazer tabula rasa do passado, se depara com a matéria local, profundamente enraizada na história? Esta a pergunta que Ivan Marques, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, procura responder em Cenas de um modernismo de província. Com escrita enxuta e olhar agudo tanto para as particularidades dos procedimentos literários como para as questões socioculturais que as atravessam, Ivan Marques escreveu um livro notável, que amplia a visão do contexto cultural mineiro ao mesmo tempo em que ilumina o quadro mais abrangente do modernismo em nosso país.

cenas_de_um_modernismo

Por fim, a sugestão é um livro homônimo ao de Ascenso, mas que é de Karen Sakuma Sato e Maria Goreth da Silva Magatão, chamado de Cana Caiana! O menino Fábio é muito curioso. Certo dia, ao tomar o café da manhã, ele pergunta à sua mãe onde nasce o açúcar. Assim, vai visitar uma plantação de cana e uma usina. Lá conhece o processo de produção.

cana_caiana

Postar um comentário

*
*