Dicas

Poema ou poesia? Dicas para ler e escrever

Você gosta de poesia? Já leu ou fez alguma? Primeiramente, para fazer poesia, é preciso antes de tudo, ler poesia. Há, entretanto, que se entender que existem semelhanças e diferenças entre alguns termos. São eles: poema, poesia e soneto.

Poesia é um texto literário, em prosa ou em verso, caracterizado por uma linguagem sugestiva, conotativa, metafórica, figurada, criativa, inusitada. É um texto cheio de inspiração e criatividade. Podendo ser rimado ou não. É carregado de sentimento.

Já o poema, é um texto composto em versos e estrofes. É uma espécie de recurso muito utilizado no poema: a musicalidade, a repetição e a linguagem metafórica. Tem ritmo, métrica, sonoridades, figuras de estilo.

O soneto, por sua vez, originário da Itália, e segue um modelo literário rígido: é composto por quatro estrofes, sendo as duas primeiras quartetos (estrofes formadas por quatro versos) e as duas últimas tercetos (estrofes formadas por três versos).

Mas para entender tudo isso, só mesmo lendo e se acostumando com as linguagens. Contudo, nada de ter preconceitos, e achar que é um texto chato ou difícil de entender. Ler e recitar poesia pode ser divertido e engraçado. Você pode começar com textos mais fáceis de grandes autores como Cecília Meirelles, Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Vinícius de Moraes, entre tantos outros. Vinícius, por sinal, teve vários poemas infantis musicados, como A Arca de Noé. Nas dicas de leituras desta semana, sugerimos alguns livros bacanas para você iniciar neste mundo de rimas e encantos.

Postar um comentário

*
*