Curiosidades Dicas

Qual a diferença entre poema e poesia?

Embora a maioria das pessoas ache que poema e poesia sejam a mesma coisa, os dois termos não são sinônimos, mas estão interligados. Isto mesmo! Apesar de poesia não ser a mesma coisa que poema, ela está presente poema. Mas como assim?

Segundo o dicionário Aurélio, a poesia é a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. Na poesia é importante combinar as palavras. Já o poema é uma “obra, em verso ou não, em que há poesia”.

Poesia é, por excelência, o conteúdo imaterial de um texto com capacidade para aflorar emoções no leitor. Ou seja, tudo aquilo que toca e comove através de uma linguagem é poesia. Poema é o conteúdo formal, elaborado e estruturado em versos e estrofes.

Curiosidade – O Dia da Poesia é comemorado em 14 de março, em homenagem à data do nascimento do poeta brasileiro Castro Alves (1847 – 1871). Ele era baiano, nascido em Muritiba, e é o patrono da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras. Entre suas obras mais importantes está Espumas Flutuantes, redigida em 1870.

Fonte: Livros e Afins

4 Comentários

  1. Postado em 10 de abril de 2014 às 22:00

    Parabens, vc acaba de me ganhar como novo leitor.

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:48

      Que notícia boa!!! Adoramos saber que você é a mais nova leitora do nosso blog. <3

  2. Postado em 26 de setembro de 2014 às 19:02

    quero saber por que eu estou fazendo um trabalho
    …..<3

    • Bloguito
      Postado em 22 de outubro de 2014 às 17:54

      Lidiany, O nosso post te ajudou no trabalho? Espero que sim! 🙂

Postar um comentário

*
*