Comemorações

Sete curiosidades sobre a virada de ano

Falta pouco para o mundo todo celebrar o ano novo. E em cada canto do planeta a chegada de 2021 será comemorada de uma forma diferente, pois cada cultura festeja de uma maneira bem particular. Hoje vamos descobrir 11 curiosidades sobre a virada do ano. Por que será que usamos branco? Qual o primeiro país que vai chegar em 2021? Tem até lugar no mundo que a virada de ano novo não é no dia 31 de dezembro! 

O primeiro país que celebra o ano novo

Celebrar o ano novo primeiro que todo mundo depende, basicamente, do famoso fuso horário. E ele chega primeiro na cidade russa de Uelen, na fria região da Sibéria. Ela está localizada no extremo leste da Rússia, junto ao Estreito de Bering, que divide a Ásia da América do Norte. As ilhas do oceano Pacífico também são conhecidas por receberem o ano novo antes de muitos países e é por isso que milhares de turistas chegam às ilhas para comemorar a chegada do novo ano por lá.

Japão: 108 badaladas para celebrar o ano novo

Se você estivesse no Japão no dia último dia do ano, ao invés de escutar os pipocos dos fogos, você iria presenciar as 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane. No dia 31 de dezembro, a contagem regressiva tão esperada pelos japoneses são as 107 badaladas do sino (a 108 badalada ocorre exatamente à meia noite, momento exato da virada do ano). 

Quando foi comemorado o primeiro Réveillon?

O Réveillon é uma festa comemorada no mundo todo. Mas quando foi mesmo que essa tradição surgiu? Segundo os historiadores, a primeira comemoração de Ano Novo ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 antes de Cristo. Ou seja, o Réveillon é mais antigo do que o nosso calendário. É como diz o ditado: essa festa existe “desde que o mundo é mundo”. 

Rituais do ano novo que trazer sorte

Que tal começar o Ano Novo com pé direito… literalmente? Pois é, dizem que para dar sorte, assim que faltar alguns segundos para a meia noite, pule de um pé só, com o pé direito, para tudo acontecer da maneira certa. Tem também a cor da roupa. Por isso, para garantir seus objetivos veja o significado de algumas cores: vermelho – representa a paixão; rosa – o amor; verde – a esperança; azul – a tranquilidade; amarelo ou dourado – o dinheiro e a prosperidade; laranja – a criatividade e a ousadia; violeta, roxo ou lilás – a intuição; prata – as emoções. 

Por que vestimos branco na festa de Ano Novo?

Os supersticiosos garantem que o amarelo ou dourado atrai dinheiro, o vermelho atrai a paixão, o azul chama tranquilidade e o verde, a esperança. As opções são muitas, mas tem uma cor que é quase unanimidade na festa de Ano Novo: o branco. Mas você sabe como teve início essa tradição? Ok, o branco representa paz e todo mundo deseja isso.

Superstições e simpatias para o Ano Novo

Todo mundo tem alguma superstição na virada do ano, não é verdade? Queremos saúde, dinheiro, amor, felicidade…são tantos desejos! Tem quem coma uvas, outras sementes de romã, quem está na praia pula sete ondas. Tudo em busca de um ano novo feliz. Para ajudar a você a atrair sorte em 2021, juntamos as famosas superstições, que prometem muitas coisas boas para quem as fizer na noite de 31 de dezembro. Então, junte a sua família, escolha qual superstição vai fazer e FELIZ ANO NOVO!!

Nem todo ano novo começa no dia 01 de janeiro

Pode parecer estranho, mas nem todos os povos celebram o início de um ano novo na mesma data. Isso é possível pois cada país tem sua cultura e costumes – principalmente religiosos. Um exemplo são os islâmicos. Eles celebram o ano novo em meados de maio, no aniversário da Hégira (em árabe, “emigração”). Lá, o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina. Na Ásia, diversas nações adotam o calendário chinês, que é um dos mais antigos registros cronológicos que se tem na história. Esse calendário utiliza tanto o sol quanto a lua para medir o tempo, por isso ele é considerado lunissolar. Cada ano possui doze lunações, acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentada a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente, duas lunações.

Esperamos que tenham gostado dessa nossa seleção sobre a virada do ano. Mas para resumir tudo, não importa a cor da sua roupa, quais e quantas superstições você tem no réveillon, se vai ser a primeira cidade ou a última a ganhar o ano novo, de um jeito ou de outro, o importante é se divertir e fazer tudo com muito bom humor e fé. Acreditar que tudo se renova e nunca perder as esperanças é o fundamental. Faça seus rituais e boa sorte. Feliz Ano Novo!

Postar um comentário

*
*