Curiosidades

Uma pizza para a rainha

Pizza é uma assunto que adoramos! Também não é para menos, quer coisa mais gostosa que aquela massa redonda recheada com queijo? Hummm… deu até água na boca. Como já comentamos em algumas postagens anteriores, a pizza surgiu como um alimento simples, para pessoas humildes. Nada mais era do que um disco feito de farinha de trigo. Era conhecida como o Pão de Abraão e se chamava piscea e era bem parecido com o pão árabe.

No começo se comia com carne e cebolas, depois com ervas e azeite. Mas foi na Itália que ganhou a versão como a conhecemos hoje. Ao chegar na Itália, os italianos introduziram o tomate, que foi descoberto nas Américas e chegou à Europa, e era consumida dobrada no meio, como um sanduíche. E assim, surgia a famosa pizza calzone.

Uma das pizzas mais famosas no mundo é a Margherita. Ela surgiu em Nápoles, por volta de 1889 e a partir de então se popularizou. Mas você sabe porque ela leva esse nome? Há relatos que contam que os reis italianos Umberto I e Margherita estavam de passagem pela cidade e queriam experimentar a iguaria. E como não era de bom tom que os reis fossem à pizzaria, pediram para comer em casa. E o pizzaiolo Raffaele Sposito, da mais antiga pizzaria italiana, criou uma pizza redonda (antes era calzone, lembra?) feita com muçarela, tomate e manjericão, ingredientes de cores similares às da bandeira italiana, a fim de homenagear a realeza italiana. Nascia, assim, a primeira pizza redonda.

Postar um comentário

*
*