Curiosidades

Veneza: um carnaval de máscaras

layout_facebook_150217_1Não é apenas o Brasil que tem seus dias de folia. Em Veneza, na Itália, a festa também atrai um grande público. Mas a comemoração é bem diferente da nossa. Este ano a festa teve duração de 18 dias, começando dia 31 de janeiro e só terminando hoje, dia 17 de fevereiro. A ruas da cidade ficam repletas de gente que ocupam, principalmente, a Piazza San Marco (Praça de São Marcos), onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas você encontrará lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.

Alguns eventos se destacam no carnaval veneziano, são eles:

Corteo Acqueo (Desfile na Água) – É um desfile em barcos que atravessa todo o Canal Grande até chegar ao famoso Rio de Cannareggio.

Volo dell’Angelo (Vôo do anjo) – é a abertura oficial do carnaval de Veneza. Uma colombina desce “voando” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale. Na sua mão, ela segura um cetro, que será entregue ao Doge (como se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797) para abrir oficialmente o carnaval de Veneza.

Premiazione della Maria (Premiação da Maria) – é a coroação de uma espécie de “rainha do carnaval” de Veneza. Praticamente alguns dias antes acontece uma seleção por um juri de 10 pessoas de doze moças entre 18 e 26 anos que farão parte do desfile das Marias. As Marias representam o sequestro e a liberação das 12 donzelas prometidas como esposa do Doge de 1039, Pietro Candiano III. No penúltimo dia de carnaval, durante o Gran Gala em Ca’ Vendramin Calergi, é eleita a moça mais bonita, a Maria do Carnaval.

Na Piazza San Marco, um grupo de atores e cômicos, animam os dois desfiles diários (um de manhã, outro à tarde), para a seleção das fantasias mais bonitas para o Concurso “La Maschera più bella”. Em cada desfile se exibem também três companhias com espetáculos de teatro de rua, música e dança.

Para conhecer mais sobre o carnaval de Veneza, basta acessar o site oficial da festa.

Postar um comentário

*
*