Atividades Dicas

Frutas e verduras no cardápio da criançada!

Muitos pais sabem o quanto é difícil fazer o filho comer alimentos mais saudáveis.  Coxinhas, hambúrgueres, refrigerantes, sempre chamam mais atenção da garotada. Mas nada é impossível. Também não vamos dizer que a tarefa é a das mais fáceis, mas estamos aqui para nos aliarmos. Hoje trazemos algumas dicas para te ajudar nessa introdução alimentar. A ideia é que as frutas, verduras, legumes e hortaliças sejam introduzidas aos poucos, de maneira prazerosa.

Também é importante saber que podemos utilizar partes desses alimentos que muitas vezes jogamos fora. Folhas, cascas, talos, sementes, caroços, entre outros. E muita coisa que jogamos fora, nutre mais do que o próprio alimento. Quer um exemplo? Jogamos fora a casca da batata, e ela tem mais vitamina C do que uma laranja, além de fibras, zinco, fósforo, potássio e ferro. Ou seja, na batata comemos apenas carboidratos e dispensamos toda a parte dos nutrientes.

Mas vamos às sugestões? A primeira dica é bem direta. Ao chegar à mesa dê exemplo. Como você vai pedir que ele coma uma salada se você não come? O filho observa muito os pais e o que você fizer na mesa vai contar muitos pontos.

Outra dica é fazer com que a criança conheça melhor os alimentos. Fale para ele a diferença entre frutas, verduras e legumes, por exemplo. Fale das vitaminas que estão presentes nesses alimentos. Mostre livros que falem sobre o funcionamento do corpo humano (as crianças adoram ver como é que as coisas funcionam), ou sobre nutrição. Dê preferência a livros que trazem ilustrações.

Faça pratos diferentes! A maioria das crianças não gosta de cenoura cozida no vapor, nem de cenoura crua ralada, por exemplo. Mas boa parte delas gosta de bolo de cenoura, suflê de cenoura, suco de cenoura e de outros pratos em que a cenoura é o ingrediente principal. Se você preparar pratos gostosos com a cenoura e disser que é feito com cenoura, é possível que a aversão que a criança tem diminua e talvez até desapareça. Isso vale para qualquer verdura ou fruta. Outra dica é fazer chips. É um lanche que vai agradar as crianças de todas as idades. 

Os sucos também são uma boa aposta. É possível fazer super nutritivos misturando frutas, ervas e vegetais. Assim eles ficam ricos em vitaminas, desintoxica o organismo, melhora o sistema imunológico, tonifica a pele e tem ação digestiva. Dá para perceber que ele é bom para todas as idades!  A salada de fruta bem geladinha também é uma pedida. o ideal é que a salada fique bem colorida e diversificada, com nutrientes diferentes. Vale lembrar que, ao usar maçã, pêra e banana é bom pingar umas gotas de suco de limão para que não fiquem escuras e oxidadas.  Além delas, pode-se cortar em pedaços morango, laranja mimo, mamão, melão, kiwi, goiaba, uva, abacaxi e o que mais tiver na geladeira.

Agora que te ajudamos nessa tarefa de introduzir novos alimentos, queremos saber como foi a sua experiência. Conta para a gente! 

Postar um comentário

*
*